segunda-feira, 18 de abril de 2011

Enquadramento

Oi gente, tudo bom?

Hoje vamos falar do enquadramento de uma fotografia.

Nem sempre o enquadramento fica bom quando centralizado, pois quando você coloca o assunto no meio da imagem, automaticamente seu olhar vai ser direcionado só para aquele assunto, deixando o resto da imagem sem tanto destaque.

Explicando melhor o que eu disse acima: Imagine uma paisagem bem bonita, com montanhas atrás. Você quer tirar uma foto sua lá, pra dizer que você esteve lá. A pessoa que vai tirar a sua foto deixa você bem no meio, com as montanhas atrás. Quando se olhar essa imagem automaticamente as montanhas perdem a importância que você queria que elas tivessem (ou vice versa, pois você não notará tão obviamente objeto principal lá, que nesse caso é a pessoa), pois na hora de olhar a foto, o olhar vai diretamente ao centro, ou seja, ele não caminha pela imagem.

Colocando na prática, tem uma regra fácil e muito bacana de se usar pra compor o enquadramento de uma fotografia. A regra dos terços.

Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento entre elas o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada. Segue uma foto exemplo abaixo:



Neste caso, o objeto principal é a casinha, que é contemplado pela grama


Neste caso o assunto é o cão, e a grama a esquerda segue o olhar do cão



Agora explicando a finalidade desta regra, o assunto sendo colocado nestes pontos brancos, faz com que a imagem por inteiro seja valorizada, inclusive valorizando mais o assunto principal.

Lembrando que essa regra nem sempre é aplicada. Geralmente se aplica quando o fundo é tão harmonioso quanto o objeto principal, sendo assim, o fundo não perde seu valor.

Até a próxima.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário